[fusion_builder_container admin_label=”Intro” hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” hover_type=”none” link=”” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” undefined=”” background_repeat=”no-repeat” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Estamos vivendo tempos de absoluta ruptura digital, novas tendências e muita informação com mudanças profundas em conceitos, paradigmas e comportamentos.
Muitos são os questionamentos, e muitas vezes não encontramos respostas imediatas que nos transmitam total segurança.
As mudanças estão acontecendo, inclusive na área de Recursos Humanos, que já caminha para as demandas de transformação digital e, por isso, compartilho com vocês algumas tendências segundo estudos de mercado:
• Evolução no C-Suite (CEO, CFO etc.): Realização de mudanças na estrutura e hierarquia, a tendência é o modelo horizontal, pessoas trabalhando através de projetos e colaboração com o conceito de equipes liderando equipes.
• W Career: Visão holística, sistêmica e integrada do empreendimento. Foco em trabalho horizontal com possibilidades maiores de interações e movimentos para quaisquer áreas (equipes x projetos).
• Mudanças no Processo de Contratação: Mais agilidade e maior possibilidade de criar oportunidades reais de diversidade e inclusão com o uso de tecnologia, como por exemplo, “seleção às cegas”, hoje focada mais para funções técnicas e que buscam uma mudança de comportamento, proporcionando oportunidades reais para todas as pessoas, uma vez que são avaliadas as competências técnicas e comportamentais independentes de qualquer gênero. Um outro aspecto muito importante que atualmente as empresas estão enfatizando é a busca por profissionais que tenham experiência, mas acima de tudo que possuam um grande potencial motivacional e intrínseco para se desenvolver e aprimorar, como: Propósito, Envolvimento, Curiosidade, Adaptabilidade e Comunicação.
O poder do indivíduo está crescendo, e um dos movimentos fortes na sociedade está com os Millenials (Indivíduos entre 18 e 35 anos hoje, que impactaram na forma de consumir e a maioria estão engajados em causas sociais e ambientais), eles estão questionando ativamente as premissas centrais do comportamento corporativo e os princípios econômicos e sociais, gerando novos comportamentos e construindo uma visão de mercado diferenciada do que realmente é importante para a qualidade de vida e trabalho.
As empresas estão se tornando “Empresas Sociais”, espera-se que cada vez mais assumam uma ampla liderança na sociedade, observem e escutem atentamente o ambiente externo e interno. Não apenas parceiros de negócios e clientes, mas todas as partes da sociedade.
A evolução tecnológica com as plataformas digitais, os assessments, inteligência artificial, automação, robôs e realidade virtual estão causando impactos imprevistos na sociedade, pois criam grandes oportunidades para alcançar um crescimento exponencial, sustentável, inovador e inclusivo.
Constantes melhorias em relação às “Experiências” no ambiente de trabalho, tais como: Tempo de trabalho flexível, comunicação global pelo uso de alta tecnologia, benefícios diferenciados de coaching, fitness, programas de bem-estar, planejamento financeiro e ambientes com áreas de descontração e interação, direcionadas ao equilíbrio emocional e a saúde dos colaboradores.
Novas recompensas, as quais são flexíveis e ágeis, com foco na pessoa e nas equipes ou projetos. Identificar quais recompensas são vitais e importantes para cada colaborador (Meritocracia).
Nas Organizações Exponenciais, com crescimento e alavancagem de tecnologias aceleradas, o Propósito está superando a Estratégia, e a Execução sobrepujando o Planejamento. Esse modelo é vivenciado em muitas Startups.
Em meio a tantas mudanças, nos perguntamos quais serão as habilidades do profissional do futuro?
A experiência e o conhecimento técnico em sua área ou profissão seguem sendo importantes e são consideradas, mas o grande diferencial de demandas do futuro serão habilidades de pensamento crítico, flexibilidade, comunicação, criatividade, capacidade de colaboração, interação e conexões.
[/fusion_text][fusion_imageframe image_id=”1175|medium” max_width=”” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”center” lightbox=”yes” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]https://mjfdesenvolvimentohumano.com.br/wp-content/uploads/2016/11/workplace-1245776_1920-300×200.jpg[/fusion_imageframe][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
DESAFIOS PARA OS LÍDERES DO FUTURO
-
Desenvolver um forte Capital Social através do engajamento dos funcionários com todos os Stakeholders (Representações da Sociedade), acompanhando as tendências externas, criando um senso de missão e propósito permeando toda a organização, e planejando estratégias para gerenciar novas expectativas da sociedade. Não existem empresas sustentáveis em países insustentáveis.
-
O Líder deve ser consistente, ético e sempre adotar abordagens amigáveis e praticar a empatia.
-
Realizar Feedback (retorno) multidirecional e interagir de forma ampla, sem preconceitos.
-
Buscar praticar a compensação acelerada/ágil, o aumento no número de ajustes salariais (adaptação ao atual ritmo de trabalho muito mais ágil e das demandas das novas gerações) e premiações mais frequentes. Essa prática demonstra que as premiações geram mais satisfação quando recebidas assim que for concluído o objetivo, projeto ou comportamento esperado.
-
Estimular a prática da delegação e uma maior participação das equipes nos projetos/decisões, normalmente faz com que as pessoas demonstrem menos resistência as mudanças e inovações, porque efetivamente elas participam.
-
A educação significa “Desenvolvimento das Pessoas”, estimular a aprendizagem através do trabalho, cursos, treinamentos e formação acadêmica, desenvolvendo a criatividade, pensamento crítico, reflexão e capacidade de persuasão, os quais são fundamentais para o crescimento dos indivíduos.
-
Mesmo com o crescimento da Inteligência Artificial e da Automação, conscientizar-se de que os seres humanos nunca deixarão de ser o foco mais importante nas empresas, pois a sua grande força está nas CONEXÕES que realizam, e somente estes podem fazê-las, porque pensam, tem consciência, tem alma e sentimentos, demonstram compaixão e generosidade, são amáveis e normalmente tem paixão pelo que fazem. Continuarão sendo os únicos com capacidade para resolver grandes problemas e pensar de forma estratégica. Obviamente as atividades comuns e processuais serão automatizadas e, por isso, investir na capacidade intelectual e no pensamento crítico dos seus funcionários será fundamental, além da habilidade no uso de tecnologias avançadas.
-
Deixar de focar e operar num mundo previsível, no qual o aumento da eficiência é a estratégia predominante, para um mundo onde a adaptabilidade e a disrupção representam vantagens competitivas de ordem superior (A nova eficácia).
A capacidade humana de sua equipe é a que realmente irá diferenciar o seu NEGÓCIO! Os clientes e a sociedade certamente farão essa “leitura”.
Seja um ser DIGITAL, sem deixar de ser HUMANO!
Essas mudanças já chegaram à sua empresa? Está com dificuldade para alinhar um novo modelo de contratação? Nós da MJF Desenvolvimento Humano temos soluções que irão apoiar o seu processo de Recrutamento e Seleção . Entre em contato conosco ou agende uma visita sem compromisso: E-mail: comercial@mjfconsultoria.com.br
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]