Qual a real importância do engajamento nas organizações?
Não dizem que os verdadeiros amigos nós conhecemos nos momentos difíceis? Da mesma forma, as empresas têm percebido o valor de um colaborador engajado, uma vez que ele está diretamente ligado aos resultados que elas alcançam, especialmente nos períodos de crise e instabilidade.
Mas o que significa o engajamento de um colaborador?
O termo engajamento está relacionado ao nível de comprometimento e conexão de um colaborador com a organização em que trabalha. Em outras palavras, significa o tempo, o esforço e a energia que o profissional estará disposto a oferecer para cumprir os objetivos da empresa e fazer com que ela alcance sucesso. Geralmente, esses colaboradores são vistos como mais proativos, persistentes, entusiasmados e capazes de ir além do que sua função exige quando necessário.
De modo geral, o engajamento do colaborador contribui para um desempenho superior da organização, dando a ela uma vantagem competitiva em relação àquelas que não contam com engajamento de seus funcionários e, por isso, tem se tornado um ponto estratégico nos negócios.
Quais as vantagens do engajamento para as empresas?
De acordo com a análise realizada pelo Instituto Gallup* – com quase 3 milhões de profissionais, em aproximadamente 100 países, ao longo de duas décadas –, as empresas que adotam estratégias de engajamento possuem algumas vantagens quando comparadas as que não o fazem. Isso tanto no aumento dos aspectos positivos quanto na diminuição dos aspectos considerados desfavoráveis, como mostra o quadro abaixo:
Aspectos positivos | Aspectos desfavoráveis |
10% mais fidelização de clientes | 81% menos absenteísmo |
18% mais vendas | 43% menos turnover |
14% mais produtividade | 28% menos encolhimento |
23% mais lucratividade | 64% menos acidentes de trabalho |
66% mais bem-estar entre os colaboradores | 41% menos defeitos de qualidade |
No entanto, essa realidade ainda pertence a poucas empresas. Segundo o mesmo estudo, apenas 21% dos profissionais entrevistados estavam engajados com seu trabalho. Ou seja, as empresas ainda têm muito a fazer para reverter esse cenário a seu favor.
Fatores que contribuem para o não engajamento dos colaboradores
Sem dúvida, o engajamento foi prejudicado durante a pandemia pela falta de interação das pessoas, uma vez que o contato passou a ser feito de forma totalmente digital, por mensagens e encontros virtuais. Mas existem outras questões que podem interferir para o não engajamento nas empresas:
- Cultura, política e estilo de liderança da empresa que não favorece o engajamento;
- Coesão social, quando o funcionário não se sente como parte da equipe e da empresa;
- Problemas de comunicação;
- Falta de confiança;
- Não ter as condições para realização de um bom trabalho;
- Sensação de não valorização ou de não ser respeitado.
Como promover o engajamento nas empresas?
Um plano de engajamento de colaboradores deve levar em conta algumas questões fundamentais como identificar os pontos de dor dos colaboradores e reconhecer os fatores da organização que estão interferindo no engajamento, como os mostrados acima, além de criar iniciativas direcionadas a solução delas. O que nem sempre é um processo rápido. Entretanto, é possível pôr em prática algumas estratégias que podem ajudar as empresas no percurso.
- Definir o propósito da empresa:
Colaboradores que se sentem conectados com a missão, os valores e os objetivos da empresa tendem a ser mais comprometidos com seu trabalho. Assim, torná-los não só do conhecimento como envolver os colaboradores nos propósitos da empresa faz com que muitas vezes eles façam desses os seus próprios propósitos.
- Ouvir os colaboradores:
É preciso conhecer melhor os colaboradores a fim de saber quais são as motivações que eles têm em relação ao trabalho, o que está ou não está funcionando na empresa etc. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação e clima organizacional, mas também por conversas rotineiras e casuais.
- Envolver a empresa toda:
É essencial ter consciência de que o engajamento não é apenas uma tarefa do RH. Ele deve envolver todos os colaboradores e especialmente a liderança, que deve tornar a empresa um bom local para se trabalhar, desempenhando seu papel como guia e inspiração para os demais. Além disso, toda a empresa deve estar a par do plano de engajamento, tendo conhecimento dos objetivos, do progresso e participando da celebração das conquistas.
- Investir nas pessoas:
Como foi dito anteriormente, um dos problemas para a falta de engajamento é o não reconhecimento do colaborador. Além de um salário justo e dos benefícios, oferecer treinamentos, mentorias e investir no desenvolvimento das pessoas faz não só com que se aumente a sensação de reconhecimento como ajuda esse profissional a se tornar cada vez melhor em suas tarefas.
Quando o engajamento é enfatizado por toda a organização, os colaboradores tendem a crescer a se desenvolver dia após dia – gerando um aumento da performance ao longo da sua trajetória. A MJF Desenvolvimento Humano trabalha com pesquisas de satisfação e de clima organizacional, treinamentos específicos e coaching para auxiliar as empresas a ter colaboradores mais engajados.
*”Building a high-development culture through your employee engagement strategy” – Gallup – Gallup’s Perspective on Building a High-Development Culture Through Your Employee Engagement Strategy, 2019.
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Marizete Zatt Flor
Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.
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