Quais as características de um líder eficaz? Inteligência, expertise técnica, visão, comunicação efetiva, além de orientação para resolver problemas, motivar equipes e, consequentemente, gerar ótimos resultados. Essa seria uma boa resposta, até pouco tempo atrás, pois embora tais traços continuem sendo importantes, já não são suficientes no atual mercado global.
Não só a globalização, mas o influxo de tecnologia e a diversidade étnica, racial, cultural e etária tem transformado tanto o modo de fazer quanto o de pensar o trabalho. Com a crescente conectividade, colaboradores trabalhando em ambientes e horários diferentes, informações profusas a todo instante e questionamentos sobre a contribuição da empresa para a sociedade, os líderes têm novos desafios e, portanto, precisam desenvolver outras habilidades se quiserem continuar competitivos e criando oportunidades para a corporação. Conheça abaixo alguns atributos fundamentais para um líder ter sucesso no futuro:
Agilidade e flexibilidade
Não é novidade que o bom gestor precisa estar sempre conectado a tudo o que está acontecendo no mundo, mas a escala com que isso ocorre atualmente é infinitamente maior, pois a velocidade e o impacto das mudanças interferem de modo mais incisivo nos negócios. Dessa forma, conhecer, acompanhar e agir no ritmo de evolução do mercado são atitudes necessárias ao líder, que deve ser capaz de tomar decisões rapidamente, muitas vezes sem se basear em evidências concretas, mas seguindo a própria intuição.
Em meio a um cenário de constantes mudanças, ele também precisa de autoconfiança e flexibilidade para se adaptar a um novo processo ou até mesmo a uma outra realidade.
Aprimoramento e aprendizado contínuo
Um gestor bem-sucedido mantém-se em constante aprendizado. Esta é a única maneira de se preparar para o futuro. Buscar informação, adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas práticas, participar de treinamentos e cursos devem fazer parte do cotidiano do líder e de seus liderados, sempre estimulados a se desenvolverem profissional e emocionalmente. Além disso, proporcionar oportunidades de crescimento e aprendizado é uma maneira de reter talentos na companhia.
Inteligência emocional (IE)
Autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social são os pilares da inteligência emocional, segundo Daniel Goleman, ph.D. em Psicologia e autor de diversos livros sobre o tema. A IE é o fator que distingue os gestores de maior sucesso. Isso ocorre porque o conhecimento acerca de si mesmo e dos outros acaba contribuindo para o controle das próprias emoções e para o fortalecimento dos relacionamentos. Um líder com IE é capaz de conhecer detalhadamente cada indivíduo da equipe; reconhecer os próprios valores e metas assim como os dos liderados; avaliar realisticamente, inclusive sem esconder suas limitações; transmitir segurança e inspirar os demais; formar outros líderes, e acima de tudo, é alguém apaixonado pelo que faz e pelas pessoas. A seguir, apresentamos uma lista de características associadas ao líder com inteligência emocional:
- Entende e administra suas emoções e não as transfere para os outros
- Fornece feedback construtivo com regularidade e reconhece os esforços e conquistas da sua equipe
- Não toma decisões precipitadas e é intuitivo
- Assume a responsabilidade por suas ações e decisões, assim como por seus erros
- É positivo e mantém a equipe focada e motivada
- Demonstra genuinamente que se importa com as pessoas
- É totalmente acessível e bom ouvinte, buscando sempre entender o outro
- Comunica-se de forma efetiva e aberta com todos
- Jamais insulta ou humilha alguém
- Desenvolve a autoconfiança nos seus pares e liderados
- Promove o senso de pertencimento e o verdadeiro propósito
Sabemos que a liderança é um dos principais desafios profissionais atualmente. A MJF Desenvolvimento Humano oferece treinamentos de “Liderança para o futuro” para que você e seus colaboradores possam desenvolver e aprimorar suas competências de líder. Saiba mais aqui!