Por que a descrição de cargo é tão importante para as empresas?

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A descrição de cargos — que em muitos sites de busca e oferta de empregos é chamada pelo nome em inglês, job description — é um pequeno texto comumente relacionado à divulgação de uma vaga oferecida pela empresa. No entanto, ela pode alcançar fins muito maiores, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e o aumento da produtividade e dos resultados das organizações.

Preparada pelo gestor responsável de cada área da empresa com o apoio do departamento de Recursos Humanos, a descrição de cargos deve deixar claro para o colaborador o objetivo do seu trabalho, assim como as suas responsabilidades.

O que deve ter uma boa descrição de cargo?

Elaborar uma boa descrição de cargo é importante para conseguir que ela cumpra seus objetivos, o que leva em consideração os seguintes tópicos:

  • Título da função – que muitas vezes já indica o grau na hierarquia (assistente sênior, coordenador, gerente);
  • Cargo do gestor responsável – que é para quem o funcionário irá se reportar diretamente;
  • Função – é a contribuição esperada do ocupante da posição para a realização do seu trabalho e dos objetivos da empresa;
  • Descrição das tarefas e das responsabilidades – enumeração das principais atividades cotidianas e sua importância. Por exemplo: atualizar o banco de dados de clientes para envio de ações promocionais.
  • Lista de competências técnicas e comportamentais – características importantes do profissional para que realize bem o seu trabalho. Aqui cabe também mencionar técnicas, programas e ferramentas específicas da área, que devem ser conhecidas pelo profissional.

Mesmo que no anúncio da vaga da empresa, alguns itens não sejam necessários, é fundamental que sejam pensados, pois serão relevantes em outras situações, que vão beneficiar a organização.

5 benefícios de uma descrição de cargo bem executada

  1. Atrair o talento certo para o cargo

A proposta principal da descrição de cargo é ajudar no recrutamento e na seleção de candidatos a uma posição na empresa. Quando bem executado, com especificações claras, a job description aumenta as chances de se encontrar o talento mais apropriado para a função e evitar candidatos que não se encaixam aos propósitos da organização.

  1. Guiar treinamentos

Quando se conhece as funções que cada profissional desempenha na empresa, quais são suas habilidades e competências e a quais áreas e gestores ele está ligado, fica mais fácil identificar o que é preciso desenvolver e aperfeiçoar dentro das equipes, e proporcionar treinamentos específicos. Essa visão ajuda a planejar sucessões, realocações e até mesmo substituições, pois torna possível a outra pessoa compreender o trabalho que está sendo feito e dar continuidade a ele.

  1. Evitar conflitos

Uma clara descrição das tarefas assegura que empregados e empregadores trabalhem em sintonia, evitando mal-entendidos quanto ao que deve ser feito e quando.

  1. Medir o desempenho

A descrição de cargo serve como um direcionamento das atribuições e responsabilidades do funcionário. Uma vez que há esse conhecimento por parte dele e do gestor, fica mais fácil avaliar o desempenho, saber o que pode ou não ser cobrado, evitar que tarefas não sejam cumpridas por desconhecimento, além de facilitar ajustes quando algo não está funcionando para se conseguir o resultado esperado.

  1. Auxiliar o plano de carreira

Como serve de base para os processos internos como recrutamento, seleção e análise de desempenho dos colaboradores, a descrição de cargos também auxilia o plano de carreira, tornando-se uma ferramenta indispensável para o RH e para a gestão do capital humano da organização. Por meio de um mapeamento das funções, ligação entre elas e papel dentro da organização, é possível fazer planejamento de faixas salariais e promoções.

MJF Desenvolvimento Humano conta com a experiência de mais de 20 anos em processos de recrutamento e seleção, elaborando job descriptions, assim como assessorando empresas na avaliação de desempenho de seus colaboradores. Conte com a MJF para criar as descrições de cargo e melhorar os fluxos de trabalho na sua empresa.

Para saber mais, visite  www.mjfdesenvolvimentohumano.com/blog ou entre em contato conosco.

Marizete Zatt Flor

Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.

E-mail: rh@mjfconsultoria.com.br

Celular: (11) 9- 4544-6809

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