Um dos termos mais comuns nas organizações atualmente é o chamado KPI, do inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de performance. Expressos por números, estatísticas e porcentagens, esses indicadores de desempenho são usados para medir os resultados de uma empresa – verificando o que está ou não funcionando –, a fim de manter as boas práticas e corrigir a rota quando há algo errado. Por causa disso, essa ferramenta tem se tornado uma grande aliada para a tomada de decisão dos gestores, no ambiente corporativo.
A maioria dos indicadores está relacionada à qualidade dos processos e das estratégias, mas existem aquelas que pontuam prazos e quantidades, sempre tendo em mente o propósito de facilitar a mensuração e a análise dos dados.
É preciso ter o objetivo claro
O mais importante, no entanto, é que os indicadores estejam alinhados aos objetivos da empresa. Da mesma maneira, precisam estar claros para todos os envolvidos, levando em conta o papel de cada um. Como alguns objetivos variam de acordo com a área da organização, os índices de desempenho também mudam. Por exemplo, não faz sentido adotar uma métrica de quantidade de vendas no departamento de controle de qualidade. Mais apropriado seria analisar o número de devoluções ou de reclamações dos consumidores.
Os indicadores de desempenho na área de RH
Na gestão de recursos humanos, os índices de desempenho estão ligados ao desenvolvimento dos profissionais, à atuação nos processos e ao comportamento dentro da organização. Mas sua relevância é grande, uma vez que independentemente de qual seja a área, a performance dos profissionais, por suas habilidades ou por seu comportamento, influencia diretamente o sucesso do negócio.
Sendo assim, mensurar os resultados individuais ou das equipes é essencial para que o RH avalie quais pontos precisam ser trabalhados, seja por meio de treinamentos, coaching ou até mesmo mudanças de tarefas.
Como escolher os KPIs?
Os índices de desempenho devem priorizar as estratégias e processos da organização, e estar alinhados, como já foi dito, aos objetivos e às metas de cada área e tipo de negócio. No RH, os KPIs estão ligados às competências e habilidades dos profissionais, com foco no desenvolvimento de equipes de alta performance. São exemplos de indicadores: conhecimento técnico, agilidade na produção, resolução de problemas.
No entanto, ao escolher os indicadores de desempenho é preciso considerar alguns pontos:
- Indicadores errados mostram performances erradas;
- Indicadores devem ser relevantes, e não somente números;
- Periodicidade, ou seja, os KPIs devem ser medidos constantemente;
- Indicadores precisam ser fáceis de mensurar;
- Devem ser aplicados. Que adianta ter bons dados se não forem usados nas decisões?
O coaching nesse caso ajuda a potencializar os resultados da equipe e, consequentemente, da empresa. Fazendo um acompanhamento com foco nas ações durante um período, por exemplo, o coaching pode sinalizar melhorias nas questões comportamentais, sugerir treinamentos para o desenvolvimento de habilidades, e mudanças, por meio de métricas e análises.
A MJF Desenvolvimento Humano trabalha com coaching de carreira e de liderança, que podem ser aplicados nas empresas como uma ferramenta para melhorar os índices de desempenho dos colaboradores e, portanto, o sucesso da organização. Entre em contato para conhecer mais.
Marizete Zatt Flor
Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.
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