6 pontos de atenção para um eficaz Employee Experience.

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6 pontos de atenção para um eficaz Employee Experience.

 

Ações estratégicas com foco nos colaboradores vêm conquistando mais espaço nas empresas. Uma das mais propagadas é certamente o Employee Experience (EX), cuja importância foi confirmada por 96% dos profissionais de Recursos Humanos, segundo o “Global Talent Trends 2020”, do LinkedIn.

Mas por que essa tendência cresceu nos últimos anos? Além de pesquisas mostrarem que a satisfação do funcionário influencia os resultados da empresa — como discutido anteriormente nos artigos sobre motivação intrínseca e extrínseca, há outras razões: a competitividade crescente por talentos; a rapidez com que comentários se multiplicam nas redes sociais, contribuindo para a boa ou a má imagem de uma organização, e as preferências dos trabalhadores por empresas que os valorizem e que contribuam para um mundo melhor.

O que é o Employee Experience?

O Employee Experience (EX), também chamado de experiência do colaborador, é a jornada do funcionário dentro de uma organização, ou seja, o conjunto de todas as interações entre ele e seu empregador, desde o momento em que se apresenta como um potencial candidato a uma vaga até o seu desligamento. Essas interações acabam moldando a percepção que um colaborador tem sobre seu trabalho, afetando diretamente seu desempenho. Por essa razão, o EX tornou-se uma questão estratégica para a área de RH atualmente.

A construção do Employee Experience na empresa não se restringe a benefícios, flexibilidade de horário e salas de descanso, mas envolve pequenas atitudes do cotidiano, como por exemplo, a implantação de um sistema novo com a consulta e o treinamento prévio de seus usuários para que não haja frustração e nem prejuízos por erros ou abandono na utilização. Em outras palavras, o EX leva em conta cada experiência do colaborador em três áreas centrais: tecnologia, espaço físico e principalmente cultura, de acordo com Jacob Morgan em seu livro The employee experience advantage (sem publicação no Brasil).

Vantagens do EX para as empresas

  • Melhoria no engajamento e na produtividade – Profissionais valorizados e satisfeitos se esforçam mais para realizar um bom trabalho e, assim, contribuir para o sucesso da empresa.
  • Atração e retenção de talentos – Pessoas estão sempre interessadas nas melhores empresas para se trabalhar e em quais devem ser evitadas. Resultado: as que ostentam a marca de bom empregador atraem os grandes talentos.
  • Diminuição do turnover e do absenteísmo – Rotatividade de funcionários assim como constantes faltas custam caro para as empresas, além de impactar negativamente o ambiente de trabalho.
  • Aumento da satisfação dos clientes – Funcionários engajados são mais propensos a cuidar bem do cliente, pois sentem-se mais seguros, preparados e motivados para isso.

Quais são os pontos de atenção para um bem-sucedido EX?

  1. Cuidado com a marca

Estrategicamente, o Employee Experience começa pelo entendimento da proposta, dos valores e da cultura da empresa, pois eles irão nortear as práticas de negócios, incluindo a busca por profissionais que estejam alinhados aos seus princípios, e vão imprimir sua marca no mercado. A conexão entre o que se prega e o que é vivenciado no dia a dia da empresa, porém, é fundamental para que se construa a confiança e a reputação da organização como boa empregadora, na qual as experiências dos colaboradores terão grande participação.

  1. Integração ou Onboarding

O processo de integração ou de boas-vindas é o momento em que tem início o engajamento do funcionário com a empresa. Apresentar o espaço físico e as pessoas, instruir sobre as práticas, a cultura e os valores da companhia, assim como definir o local de trabalho e a função do colaborador fará com que ele se sinta acolhido e seguro. Por causa da pandemia, no entanto, muitas empresas deixaram de realizar o onboarding presencial, mas é importante criar alternativas para integrar o novo funcionário, assim como deixá-lo à vontade para tirar dúvidas, seja por meio de um canal ou designando uma pessoa para apoiá-lo.

  1. Escuta ativa

Escutar os colaboradores com interesse, sem julgamentos e com a preocupação de entender o ponto de vista deles é indispensável, por ser a principal forma de saber como está a experiência deles em relação à empresa e ao trabalho. Para isso, é preciso encorajar o diálogo aberto com conversas informais e pesquisas rápidas. No caso de empresas com muitos funcionários, há plataformas que auxiliam essa prática. Por fim, uma caixa de sugestões e críticas é outra maneira de deixar um canal aberto para que o colaborador possa se comunicar com a empresa.

  1. Direcionamento das expectativas

O que é bom para um pode não ser para outro. Ficar atento às expectativas do colaborador é um exercício capaz de promover um melhor direcionamento para que ele continue motivado e engajado. Objetivos claros, colaboração contínua, ótima comunicação, suporte, reconhecimento e liderança eficaz são fundamentais para a manutenção de um excelente relacionamento.

  1. Desenvolvimento

Pessoas estão sempre em busca de melhores oportunidades e as empresas que investem em seus colaboradores — para que adquiram novas habilidades, trabalhem com pessoas diferentes ou assumam mais responsabilidades — já têm uma vantagem sobre a concorrência. Além disso, promover o desenvolvimento do funcionário não só ajuda na retenção como no aprimoramento dos talentos.

  1. Bem-estar

As pessoas passam mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas, por isso é conveniente que esse local lhes proporcione conforto e bem-estar. Com a pandemia, a preocupação com a saúde dos colaboradores tornou-se um fator a mais a ser considerado na marca de boa empregadora da organização. Dessa forma, empresas que não oferecem aos seus funcionários higiene e segurança, ou que promovam um ambiente tóxico, afetando o estado psicológico e emocional das pessoas são as primeiras a serem descartadas.  

Para construir um ambiente corporativo produtivo e preparado para o futuro, é preciso garantir que cada colaborador esteja alinhado e engajado para oferecer o seu melhor, e o Employee Experience certamente pode contribuir para isso.

 A MJF Desenvolvimento Humano assessora sua empresa em cada etapa do EX, desde as análises na contratação dos perfis mais convergentes para a empresa, passando por programas de onboarding, treinamentos e assessments para o desenvolvimento dos colaboradores.  Saiba agora o que o EX pode fazer por sua empresa.

Para saber mais, visite  www.mjfdesenvolvimentohumano.com/blog/    ou entre em contato conosco.

Marizete Zatt Flor

Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.

E-mail: rh@mjfdesenvolvimentohumano.com

Celular: (11) 9- 4544-6809

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