5 Dicas para um ambiente corporativo mais saudável e integrativo!

Facebook
LinkedIn

5 dicas para um ambiente corporativo mais saudável e integrativo

Desde a Primeira Revolução Industrial, no século 18, até os dias atuais em que vivemos a Quarta Revolução Industrial, também chamada Indústria 4.0, as condições de trabalho sofreram uma grande transformação. Dentre os inúmeros fatores que influenciaram tais mudanças, podemos citar a valorização da qualidade de vida e da satisfação na busca por emprego – antigamente os trabalhadores se preocupavam mais com salários e benefícios –, e a conscientização das organizações de que um ambiente saudável e integrativo impacta a produtividade, o engajamento e a competitividade da empresa. 

Uma pesquisa publicada na revista Exame, em agosto de 2016, revelou que as empresas que ofereciam qualidade de vida aos seus colaboradores eram, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas do que suas concorrentes. Da mesma forma, não cuidar do bem-estar dos funcionários pode refletir negativamente: produtividade menor, afastamentos médicos, absenteísmo, perda de talentos, conflitos, má reputação no mercado, entre outros. 

Lembramos que garantir boas condições de trabalho, mais do que qualquer coisa, é respeitar a integridade física e mental aos profissionais que fazem parte de uma organização. Abaixo, enumeramos cinco dicas que contribuem para uma melhor qualidade de vida dos funcionários:

1. Ambiente seguro e saudável
Dependendo da área de atuação da empresa, deve-se começar com o cuidado para evitar acidentes laborais, orientando funcionários sobre o uso de equipamentos de
proteção e oferecendo treinamentos sobre riscos e precauções. Instalações adequadas com móveis ergonômicos, iluminação, ventilação e higienização também contam para o conforto e bem-estar dos colaboradores.

2. Cultura organizacional
Envolver todos os funcionários e incentivar a participação, a comunicação e a troca de opiniões ajudam a criar um bom clima organizacional. É importante deixar bem claro que a empresa não tolera discriminações de qualquer tipo, bullying, fofocas e comportamentos tóxicos, intolerantes e agressivos. Além disso, dar feedback, realizar pesquisas e manter um canal de sugestões e reclamações ajudam na satisfação e motivação dos funcionários.

3. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Como dizem, trabalhar muito não é sinônimo de trabalhar bem. É importante desmistificar a ideia de que trabalhar todos os dias após o horário é sinal de empenho e
produtividade, incentivando o profissional a ter um equilíbrio entre as várias áreas da vida dele. Adotar políticas que proíbam horas extras ou a permanência no local de
trabalho após determinado horário é uma solução simples e eficaz. Se a organização e a administração de tempo afetarem a empresa de modo geral, pode ser oferecido um treinamento ou palestra para que os funcionários tenham um controle maior sobre o tempo, diminuindo estresse e ansiedade e aumentando a produtividade.

4. Práticas saudáveis e mudança de hábitos
O equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional é defendido igualmente pelo empresário Abílio Diniz; em seu livro Novos caminhos, novas escolhas, ele considera seis
aspectos essenciais para uma carreira de sucesso e para ter longevidade com qualidade e disposição: autoconhecimento, espiritualidade, amor, atividade física, alimentação e controle do estresse. O cuidado com a saúde por meio da prática de exercícios físicos, boa alimentação e controle do estresse para ele tem um papel fundamental: “Melhor ainda é perceber a tranquilidade de um ambiente profissional no qual cada vez mais pessoas colhem os benefícios da atividade física regular e moderada. Mais do que isso, consigo enxergar como essas conquistas provocam aumento da produtividade nas empresas em que atuo quando conseguimos transformar a atividade física e os benefícios que ela proporciona em parte importante da cultura da organização”.

Realizar campanhas antitabagismo e de reeducação alimentar; oferecer ginástica laboral ou descontos em academias de ginástica; conscientizar sobre estresse, depressão e controle da ansiedade são ações que trazem resultados para a vida dos colaboradores e, consequentemente, para a empresa.

5. Liderança como exemplo
O líder terá um papel fundamental na criação para um ambiente agradável. Agir de acordo com a cultura da empresa, promovendo o respeito, a comunicação e o
reconhecimento são importantes para que todos se sintam valorizados e motivados.

Como está a qualidade de vida da sua empresa? 

A MJF Desenvolvimento Humano tem ferramentas para mensurar a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho, assim como oferecer treinamentos e programas para corrigir falhas e promover um ambiente mais saudável e integrativo.

Para saber mais, visite  www.mjfdesenvolvimentohumano.com/blog/    ou entre em contato conosco.

Marizete Zatt Flor

Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.

E-mail: rh@mjfdesenvolvimentohumano.com

Celular: (11) 9- 4544-6809

Inscreva-se para receber nossa Newsletter