10 competências desejadas em qualquer profissão.
Desde que adentraram o ambiente corporativo, as soft skills – habilidades comportamentais – consolidaram-se entre as qualidades mais procuradas pelas empresas e, a cada ano, seu valor parece só aumentar. Para algumas organizações, aliás, as soft skills chegam a ter um peso maior do que o das hard skills, também conhecidas como competências técnicas. Tal decisão é fruto da percepção de que as habilidades comportamentais estão amplamente relacionadas à maneira como um profissional se expressa, interage com outras pessoas, supera desafios e resolve problemas, contribuindo para um local de trabalho mais saudável e produtivo.
A ausência de soft skills, da mesma forma, pode causar o efeito contrário. Em seu relatório anual, Global Talents Trends*, de 2019, o LinkedIn apontou as soft skills entre as principais tendências de transformação do ambiente de trabalho nos anos seguintes. Ademais, o documento, produzido após uma pesquisa com 5 mil talentos de 35 países, fez uma importante revelação: 89% das contratações mal-sucedidas decorriam da falta de soft skills dos profissionais.
A tendência se confirmou, e ano após ano, diversas organizações ligadas a recursos humanos têm divulgado as soft skills mais demandadas pelas empresas. Algumas se repetem, afinal, diferentemente das hard skills, que muitas vezes envolvem conhecimentos técnicos que são superados diante de uma nova tecnologia, competências comportamentais como criatividade e resolução de problemas, por exemplo, serão sempre desejadas, qualquer que seja a área de atuação ou o nível hierárquico do profissional.
Listamos abaixo dez soft skills requeridas em 2023, de acordo com vários sites de recursos humanos:
- Resiliência
É vista como uma das habilidades mais essenciais, pois pessoas resilientes enfrentam desafios com calma e persistência; têm a capacidade de tomar boas decisões e continuar fazendo seu trabalho mesmo sob condições difíceis, além de aprender com os erros, percebendo-os e seguindo em frente de maneira rápida, sem se abalar ou perder a confiança.
- Comunicação
Articular as palavras de forma clara e assertiva – seja presencialmente ou por meio de e-mails, telefone ou vídeo – é uma habilidade que aparece sempre no topo das mais procuradas pelos empregadores. Isso porque é vital para qualquer boa comunicação conseguir transmitir ideias, pensamentos e sentimentos, além de saber escutar, pois a comunicação eficaz pressupõe responder os anseios do outro.
- Gerenciamento do tempo
Em um mundo dinâmico, competitivo e com tantas informações como o que vivemos, esta soft skill tem sido uma das mais requisitadas, pois significa que o profissional consegue utilizar seu tempo com sabedoria, levando em conta prioridades, metas, planejamento, organização e controle do estresse.
- Criatividade
Engana-se quem pensa que criatividade está ligada a áreas mais artísticas. Ser um profissional criativo significa pensar “fora da caixa” e experimentar, o que pode resultar em ideias diferentes e inovadoras a serem aplicadas no trabalho cotidiano, como o desenvolvimento de produtos e serviços e a solução de problemas.
- Pensamento crítico
Esta capacidade tem se tornado importante para as empresas, que necessitam de profissionais que saibam avaliar vários contextos, interpretar dados, questionar, observar os detalhes e buscar novos conhecimentos, a fim de tomar decisões mais inteligentes.
- Trabalho em equipe
Dentre as qualidades presentes entre os profissionais que trabalham bem com outras pessoas estão a habilidade de negociação, colaboração, empatia, respeito e compreensão de diversidades – imprescindível em um mundo globalizado e mais diversificado. Além disso, estes profissionais são amigáveis e positivos, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.
- Liderança
Devido à relevância do líder eficiente nos resultados da empresa, observada nos últimos anos, as organizações têm buscado habilidades de liderança mesmo para os cargos não gerenciais. Profissionais com esta soft skill podem não só gerenciar situações e pessoas, mas são aptos a tomar decisões melhores, motivar, resolver conflitos e engajar os colaboradores da empresa.
- Adaptabilidade
Habilidade-chave para o futuro, diante de tantas transformações e incertezas. As organizações têm valorizado profissionais que se adaptam rapidamente, desenvolvem novas competências e mantém a calma, a motivação e o otimismo diante dos desafios que surgem.
- Resolução de problemas
Quem possui essa habilidade comportamental consegue avaliar diversos cenários, considerar múltiplas variáveis e encontrar a melhor solução de forma rápida e eficiente, trazendo benefícios para as empresas.
- Inteligência emocional
Não menos importante, a inteligência emocional engloba diversas qualidades que agem em concordância com outras soft skills, tais como empatia, autoconsciência, habilidade social e autogestão. Quem possui inteligência emocional, de maneira geral, sabe lidar com o outro e com suas próprias emoções, criando um ambiente de trabalho melhor.
Embora as soft skills não sejam facilmente detectadas em um profissional, como as habilidades técnicas, atualmente há ferramentas de assessment que avaliam tais competências, entre as quais a Extended DISC, capaz de identificar 160 perfis comportamentais. Saber quais são as soft skills presentes nos candidatos é fundamental para as empresas que querem contratar um talento que contribua para o negócio tanto quanto para os candidatos, que podem buscar desenvolver ou aprimorar suas habilidades.
A MJF Desenvolvimento Humano trabalha com a Extended DISC para mapear as soft skills dos candidatos, Plano de carreira e sucessão, desenvolvimento de lideranças.
* https://news.linkedin.com/2019/January/linkedin-releases-2019-global-talent-trends-report
Marizete Zatt Flor
Consultora de RH, Headhunter e Sócia-Diretora da MJF Desenvolvimento Humano.
E-mail: rh@mjfconsultoria.com.br
Celular: (11) 9-3957-9325